Zhug – O molho picante original da Arábia

Atualizado: Fev 17

Zhug é um tipo de molho picante, uma espécie de tabasco original da Arábia. Pode acompanhar qualquer tipo de comida. Apesar da origem iemenita, é muito comum em todo o Oriente Médio, um dos melhores amigos do homus, do falafel e do kebab.

Trata-se de uma mistura de pimenta, coentro, limão, alho e especiarias. Acrescenta tanto frescor quanto sabor e dá um toque picante que incrementa qualquer prato.

A cor da pimenta define o nome, tem zhug verde feito com pimenta verde, zhug vermelho, ou até marrom, que é mistura das duas pimentas. A palavra zhug (srrug, jug, chug) vem do árabe (سحاق - سحق) e quer dizer moer ou moído.




Eu gosto de pensar no zhug como se fosse um pesto por causa das semelhanças na preparação e no uso. Você pode degustar essa delícia simplesmente passando no pão com um fio de azeite. Pode também usar como tempero pronto para marinar carne ou frango, condimento para saladas, ou até como molho para macarrão com queijo ralado. Mas, além disso, o zhug é um dos acompanhamentos preferidos do homus Simsim, por exemplo.

O zhug é uma receita muito caseira e as medidas variam de família para família, de acordo com a preferência por pimenta, alho etc. Você também pode adaptar a receita de acordo com o uso: se achar muito picante, é só diluir com um pouco mais de azeite, por exemplo.

· 1 maço de coentro

· 2 dentes de alho

· 8 pimentas fresca a sua escolha

· toque de cominho

· toque de cardamomo

· toque de pimenta do reino

· Sal

· 4 colheres de azeite


É só bater todos os ingredientes no processador acrescentando uma colher de água fria. Ou, se quiser dar um toque mais artesanal, como nós da Simsim, pode usar um pilão.

E voce? qual o seu acompanhamento preferido do Homus?


#Zhog #zhoug #simsim #simsimculinaria #molho #molhopicante #vegan #comidaarabe #culinariaarabe #yemen #falafel #Homus #espalehomusenaoodio

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Rio de Janeiro. RJ

CNPJ 27.629.594/0001-50

©2020 by Loja Simsim.