Coalhada seca: O requeijão do Oriente Médio

Atualizado: há 5 dias

O labneh, (لبنة) ou coalhada seca no Brasil, é um tipo de “queijo” cremoso feito a partir do iogurte de leite de vaca, cabra ou ovelha. É muito tradicional no Oriente e seu preparo desde a estaca zero é trabalhoso e demorado porque exige primeiro a fermentação do leite fresco para fazer iogurte. É importante que o leite seja de ótima qualidade e integral.




Lá na Síria, minha mãe, assim como milhares de outras famílias, sempre fazia o labneh à mão, a partir do leite fresco, que torna-se iogurte e depois labneh. Em cada etapa do processo, a vida útil do leite é prolongada um pouco mais. O leite natural geralmente dura só alguns dias na geladeira. Porém, depois de virar iogurte, ele dura mais uma semana, no mínimo, devido ao processo de fermentação. Depois, coando e tirando o máximo de água do iogurte, sua vida útil vai ser estendida por mais uma semana. Existe ainda mais uma etapa que pode prolongar a vida do labneh por muito mais tempo, em alguns casos, até alguns anos: secar o labneh ao sol e depois conservá-lo em azeite.

Na Síria, o labneh é muito consumido no café da manhã, com pão sírio, regado com muito azeite, com acompanhamento de azeitonas ou ervas frescas. Mas também pode ser consumido como base ou recheio nos doces, ou simplesmente com mel! É uma delícia de qualquer jeito.

Se você não dispõe de todo o tempo necessário, existe um atalho que também produz um labneh bem gostoso. Compre iogurte natural (não adoçado e não desnatado) de boa qualidade e siga a receita abaixo:


Ingredientes

· 1kg de iogurte

· Raspa e suco de um limão

· Sal a gosto


Modo de preparo

· Forre uma peneira ou coador de macarrão com um tecido de algodão de trama leve ou filtro de café.

· Ponha a peneira ou coador dentro de um recipiente fundo. Deixe coar por 6 horas no mínimo, na geladeira. O fundo da peneira ou coador deve ficar longe do liquido. Quanto mais soro sai, mais seca e consistente a coalhada. Eu gosto de deixar até o dia seguinte e, se ficar muito seca, é só acrescentar um pouco do soro para equilibrar. E está pronto!

· Tempere com as raspas e o suco de limão e pitadas de sal a gosto.


Você pode comer labneh com: pasta de berinjela Simsim, pasta de pimentão e gergelim Simsim, pão sírio e azeite, zaatar, ervas frescas, pepino, cenoura. Além disso, é o melhor acompanhamento para arroz com lentilha.

E você: como se come o labneh? Se você tiver alguma outra dica de como usar, mande para a gente compartilhar!


Dica funcional

O soro que sai, é um liquido rico de nutrientes, como aminoácidos básicos, lactose, e bastante proteína chamada whey, a mesmo que o pessoal da malhação e os atletas compram em pó como suplemento para ajudar a ganhar massa muscular. O sabor é meio azedo, mas supernutritivo. Você pode usar para fazer vitaminas, ou até beber puro. E também, serve para fazer pão. Não jogue fora, aproveitamento integral!


Já fez o labneh em casa? Manda as fotos para compartilharmos no Instagram ;)


#comidaarabe #culinariaarabe #simsimculinaria #labneh #coalhadaseca #coalhada #whey #wheyprotein #homus #mezzeh #espalhehomusenaoodio #simsim #receitasimsim #receitafacil #receitapratica #receita

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Rio de Janeiro. RJ

CNPJ 27.629.594/0001-50

©2020 by Loja Simsim.