A historia da culinária árabe no Brasil

Atualizado: Fev 28

É fácil perceber a influência da culinária árabe no Brasil pela popularidade e variedade de restaurantes e estabelecimentos culinários dedicados a essa gastronomia país afora. Salgadinhos emblemáticos da culinária árabe, principalmente o quibe e a esfiha são considerados petiscos locais, amados pelo Brasil inteiro, presentes em festas e comemorações ou, no Rio de Janeiro, até na praia!



ambulante vendendo comida árabe na praia de copacabana



A imigração dos países do Oriente Médio para o Brasil em grande escala começou por volta de 1880. Apesar de virem de diversas etnias e países - como Líbano, Síria e Palestina entre outros -, os imigrantes eram chamados de "turcos" - por causa do passaporte do Império Otomano - ou "árabes” - em uma generalização exagerada.

Com uma rica tradição comercial, muitos imigrantes do Oriente Médio acabaram abrindo principalmente lojas varejistas de tecidos e armarinhos, mas a culinária também representou uma possibilidade de integração e sustento das famílias. De certa forma, essa foi uma "segunda onda", mais direta, da gastronomia árabe a chegar por aqui, afinal, a comida do Oriente Médio e do norte da África já eram difundidas na cultura dos primeiros colonizadores, os portugueses e os espanhóis devido à longa ocupação da Península Ibérica pelos povos então chamados de "mouros" e pela própria formação da culinária mediterrânea em geral.



A comida sempre foi um caminho para estabelecer comunicação e integrar pessoas de diferentes origens. No Brasil, país de acolhimento, não podia ser diferente. Foi uma troca cultural que surgiu naturalmente para criar mais pontes, encontros e conexões. E que continua se renovando... Nos últimos anos, uma nova onda migratória teve início, principalmente de sírios fugindo da guerra em seu país. Foi nesse contexto que em 2015 surgiu a Simsim Culinária Árabe, buscando trazer um pouco mais da culinária árabe para o Brasil de uma forma autêntica, saborosa e saudável.

Você conhece um prato de origem "árabe" que com tempo se-naturalizou no Brasil?


#comidaarabe #culinariaarabe #simsim #simsimculinaria #homus #esfirra #esfiha #praia #copacabana #riodejaneiro #homus #vidacarioca #integracao #refugees #brasil #espalehomusenaoodio

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Rio de Janeiro. RJ

CNPJ 27.629.594/0001-50

©2020 by Loja Simsim.